segunda-feira, 1 de julho de 2013

Moda: Faculdades e cursos

Quem decidiu cursar moda, deve agora decidir: qual faculdade escolher?


  Sempre sonhei em cursar moda, mas chega uma hora em que querendo ou não, todos nós nos perguntamos: qual a melhor faculdade? Qual me trará mais oportunidades? O que preciso saber pra ir pra faculdade? Nós te respondemos!

1.
Os 10 melhores cursos de moda (dados pelo guia do estudante)

Nome da faculdadeEstrelas
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)★★★★★
Universidade Federal do Ceará (UFC)★★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG)★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL)★★★★
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rio de Janeiro★★★★
Universidade Feevale (Feevale)★★★★
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes)★★★★
Faculdade Santa Marcelina (Fasm)★★★★
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de São Paulo★★★★
Universidade Anhembi Morumbi★★★★

     

  É claro que a capacidade e habilidade do profissional no mercado de trabalho é essencial, mas todos sabemos que um bom curso, é um belo de um "empurrãozinho". A dúvida é muito frequente, em todos os casos e lembrando: o quadro ajuda, os índices apontam, massss você deve procurar a faculdade com que você mais se identifica, ou seja, aquela que esteja de acordo com a área da moda em que quer atuar.

2. A moda por mais que não pareça ser um ramo muito grande, ela está em todos os lugares e apresenta NOVE diferentes áreas!


Consultoria

Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação

Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.

Design/estilismo

Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia

Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento

Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem

Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios

Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.


Produção

Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

Jornalismo
Escrever sobre moda, fazer análises e críticas. Cobertura de desfile e afins. (Quem quiser atuar na área, é preciso formação em jornalismo e pós-graduação em moda)

3. BACHAREL OU CURSO? 

  Além disso, você tem de decidir se fará bacharelado ou curso tecnológico, isto é, o uma faculdade ou um curso. Ambos são voltados à design, criação etc, porém há suas divergências como por exemplo; o bacharelado é mais abrangente e possui uma vasta parte teórica, já o curso prepara o aluno para a parte industrial com bastante aulas práticas.

4. O que é preciso saber para entrar na faculdade?
  
  • Ter consciência do que realmente será tratado.


  O curso (independente de ser tecnológico ou bacharelado) não será um mar de rosas todo o tempo, afinal tem de haver a parte prática e teórica, além de serem aulas preparadas para todos, ou seja, terá assuntos em que você dominará e alguém terá dificuldade, ou vice-versa.
  • Como sei de que essa é a profissão certa?


  Não tem um guia ou manual pra saber se essa é a profissão correta a escolher, mas tem de haver o bom senso! A profissão depende de dedicação, seguir esse ramo não é simplesmente para quem "gosta de roupas, sapatos e bolsas" ou então "gosta de vestir-se bem". Você tem que ser uma amante de moda. 

  • Preciso saber desenhar?


  Olha, eu também tinha essa dúvida, mas procurei em vídeos de profissionais da área falando a respeito e em vários sites, e A-DI-VI-NHEM? Você não precisa ser nenhum Leonardo da Vinci desenhando Mona Lisa vestindo Chanel, o que você precisa é saber passar a sua ideia pro papel pra que a pessoa que for desenvolver a roupa consiga entender, mas isso é algo que será trabalhado na faculdade. Bom, mas isso não significa que começar a treinar a fazer uns croquis, não seja uma boa, não é?

  • E quanto a costurar?


  Acredito que ao longo do curso isso pode ser aperfeiçoado, porém, uma mínima noção de costura é sempre bom...








2 comentários:

  1. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para quem pretende cursar moda e s é uma profissão que irá me dar um retorno financeiro.

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós duas não atuamos na área ainda, mas pretendemos futuramente seguir carreira e por conta disso, fomos atrás de informações sobre isso. Pessoas que trabalham com moda disseram que há um vasto mercado de trabalho, pois a moda está em todos os lugares hoje em dia. Já quanto ao retorno financeiro, acredito que tudo depende da sua dedicação. Obrigada por comentar, volte sempre!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, volte sempre!



blogger template by lovebird